São Paulo, SP, Brasil 11 2979-8818 / 11 2638-9980

Bitcoin é a moeda digital para compras virtuais

Início Blog Bitcoin é a moeda digital para compras virtuais

Bitcoin

O Bitcoin hoje pode ser o futuro do mercado financeiro. BTC (como é abreviado) é um tipo de moeda que funciona na Internet e dispensa o uso de autoridades financeiras regulatórias, como bancos centrais. As transações realizadas via bitcoin e a própria emissão da moeda nesse mercado são totalmente controladas pela oferta e demanda gerada pela própria comunidade de usuários que faz uso dela.

Assim, a cotação é instável, variando de valor imprevisivelmente, de maneira que há aplicativos como o Bitcoin Convertor para estipular o valor da moeda ao longo do dia. Há, ainda, programas que agem como "carteira" para gerenciar o dinheiro virtual: Coinbase - Bitcoin WalletBitcoin Armory entre outros.

Criado em 2008, a moeda digital vem ganhando adeptos no mundo inteiro porque simplifica o pagamento de bens e serviços por estabelecimentos que aceitam essa forma de moeda. Sem a exigência de bancos e outras instituições intermediárias, é possível usar Bitcoins sem a necessidade de pagar taxas adicionais. 

Bitcoins funcionam a partir do processo de geração: qualquer pessoa pode produzir a moeda a partir de um programa de computador chamado Bitcoin Miner (Minerador de Bitcoin). Esse software gera os valores na conta de um usuário a partir de limites ajustados constantemente pela rede. 

Sendo um tipo de moeda, o Bitcoin está sujeito aos humores do mercado e seu valor pode variar bastante de um dia para o outro. Há ferramentas na Internet que permitem, por exemplo, comparar a cotação do dia da moeda virtual com dinheiro convencional, como o real e o dólar. Há também formas de converter uma quantidade de Bitcoins em valores convencionais e calculadoras (ou Calculators) que permitem estimar quanto Bitcoin você pode mineirar no seu equipamento durante determinado espaço de tempo.

Nossa opinião

No Brasil, há uma comunidade crescente de investidores em Bitcoins. Dado o caráter descentralizado e totalmente preso à Internet, os Bitcoins podem ser utilizados em qualquer país, com acesso à Internet e portadores de contas. No caso brasileiro especificamente, não existe uma legislação que regule o uso e geração desse tipo de moeda. Um alerta importante é sempre lembrar que essa moeda é considerada um investimento de risco e deve ser encarado com atenção pelos interessados.

Prós

  • Está sujeito aos humores do mercado
  • Está em franco crescimento

Contras

  • Não existe uma legislação
  • Investimento de risco

Fonte: techtudo | Imagem: Pixabay

BLOG DA ABAX

Veja todas as postagens do nosso Blog
Compartilhe
  • 1
    COMPART.